19.6.10

histÓria

O movimento religioso do SANTO DAIME começou no interior da floresta amazônica, nas primeiras décadas do século XX, com o neto de escravos RAIMUNDO IRINEU SERRA. Foi ele que recebeu a revelação de uma doutrina de cunho cristão, a partir da bebida AYAHUASCA (VINHO das ALMAS), por nós denominada SANTO DAIME. A bebida, de uso bastante difundido pelos povos indígenas da região, é obtida pela coccão de duas plantas, o CIPÓ JAGUBE (banesteriopsis caapi) e a FOLHA RAINHA (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical. Ela tem propriedades enteógenas, isto é, produz uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato com a divindade interior, presente no próprio homem. Segundo o próprio MESTRE IRINEU, ele recebeu essa DOUTRINA através de uma aparição de NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO, em uma das primeiras vezes que tomou a bebida, na região de BASILÉIA, Acre. Os hinos do MESTRE, que ele começou a receber a partir do começo da década de 30 trouxeram uma forte ênfase nos ensinos cristãos e uma nova leitura dos EVANGELHOS à luz do SANTO DAIME, para afirmar, nos tempos de hoje, os mesmos princípios de AMOR, CARIDADE e FRATERNIDADE humana.

fonte: www.santodaime.org

O QUE É NOSSA RELIGIÃO?
O CULTO ECLÉTICO da FLUENTE LUZ UNIVERSAL é um trabalho espiritual, que tem como objetivo alcançar o AUTO-CONHECIMENTO e a experiência de DEUS ou do EU SUPERIOR INTERNO. Para tanto, se ultiliza, dentro de um contexto ritual tido como sagrado, da bebida enteógena sacramental conhecida como AHYAYSCA e que foi rebatizada pelo MESTRE IRINEU como SANTO DAIME. O uso de uma substância enteógena como sacramento parece ter feito parte das principais tradições religiosas da antiguidade e fornecido a base visionária de muitas das principais grandes religiões hoje existentes no mundo.

Nosso CULTO LITÚRGICO, que se resume em comungar, nas datas apropiadas, a bebida à guiza de sacramento, se denomina ECLÉTICO, por que suas raízes estão impregnadas de um forte sincretismo entre vários elementos CULTURAIS, FOLCLÓRICOS e RELIGIOSOS. O uso do sacramento SANTO DAIME é relizado nas datas do seu calendário festivos, obedecendo as regras rituais que foram estabelecidas pelo MESTRE IRINEU e pelo PADRINHO SEBASTIÃO.

Um CONSELHO ESPIRITUAL dirige a IGREJA e zela pela manutenção da tradição e dos princípios , ao mesmo tempo que procura adequá-las aos novos contextos. As principais festas do calendário religioso são os HINÁRIOS e os FEITIOS. HINÁRIOS são doze horas seguidas de cânticos e bailado em torno de uma estrela de seis pontas, ao som de diversos instrumentos e maracás. FEITIOS são as festas de produção do sacramento, quando toda a comunidade se mobiliza para fazer a bebida sacramental, que será consumida durante o calendário de trabalhos do ano.

Outro elemento importante da espiritualidade daimista elaborada por PADRINHO SEBASTIÃOo foi a COMUNIDADE. A COMUNIDADE se constitui no ponto de referência comum para o trabalho espiritual de todos os membros. É a ela que deve retornar todas as boas aquisições que fazemos no nosso aprendizado espiritual.

A DOUTRINA do SANTO DAIME ou a DOUTRINA do MESTRE IRINEU, como também é identificada, nasceu dentro da floresta, brotou no seio do seu povo, uma gente muito humilde e digna. A sua mensagem, que se encontra reunida na forma de coleções de hinos recebidos pelos mestres e adeptos, prega o amor pela natureza e consagra o mundo vegetal e todo o planeta como sendo o cenário sagrado da nossa mãe-terra.

Nosso trabalho mantém portanto vínculos muito profundos com a floresta e pela causa da sua preservação. Isso chega a ser uma questão de fundamento espiritual. Para desenvolver essa parte SOCIAL e AMBIENTAL do trabalho da nossa IGREJA na AMAZÔNIA, foi criado o INSTITUTO de DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL RAIMUNDO IRINEU SERRA que se empenha hoje em gerir e buscar parcerias para projetos de desenvolvimento auto-sustentável, numa região de quase 200 000 ha de florestas, pertencentes a FLORESTA NACIONAL do PURUS, onde estamos assentados há cerca de 16 anos.

fonte: www.santodaime.org

O CONTEXTO RITUAL DA MIRAÇÃO

No movimento religioso do SANTO DAIME existem diversa modalidades de ritual ou maneiras de comungar a bebida sacramental dentro de uma sessão espiritual. As principais são: CONCENTRAÇÃO, CURA, FEITIO, HINARIO e MESA de DESENOLVIMENTO MEDIÚNICO.
Os HINÁRIOS são os grandes momentos festivos da irmandade. Dentro de um amplo salão na forma de uma estrela de seis pontas, se perfilam os BATALHÕES masculinos e femininos, dos rapazes e das moças. O sacramento enteógeno é servido, todos entram na fila por ordem de altura e começa o BAILADO ao SOM dos HINOS. Todos CANTAM e BAILAM dentro de um RETÂNGULO de aproximadamente 80x30 cm.

O ritmo é acompanhado por um MARACÁ. A perfeição do trabalho depende em parte da harmonia da música, do ritmo e do canto. O trabalho pode durar até doze horas, com um intervalo de uma hora e meia. Todos devem ter uma atitude receptiva frente aos efeitos da bebida sacramental, o que acontece geralmente uns vinte minutos após sua ingestão. A consciência passa a perceber pessoas e objetos como portadoras de uma aura de leve irridescência. Logo depois, sentimos uma pressão, o pulsar da energia dentro e fora do corpo, propagando-se em ondas concêntricas como uma pedra lançada na superfície de um lago. É a chegada daquilo que chamamos de FORÇA, propiedade ativa do CIPÓ, componente masculino da bebida cerimonial.

O BAILADO e o ritmo dos MARCACÁS condensam cada vez mais energia, se constituindo também em indutores do transe XAMÂNICO. É nesse ponto que a LUZ costuma chegar. A LUZ, o princípio feminino da FOLHA, quando se casa com a FORÇA, o princípio masculino do CIPÓ, gera a MIRAÇÃO. Espoucam luzes, ouvimos zumbidos eletrônicos e o barulho de matracas.
Suavemente ela se instala e nos transporta para o reino das visões. Progressivamente o nível da consciência se eleva a patamares mais elevados, tanto individual como grupalmente.
Esse reservatório comum de energia psíquica e espiritual, denominamos CORRENTE, que é quem sustenta o VÔO individual de cada um na MIRAÇÃO e também a beleza do conjunto.
Quando isso ocorre, nosso campo visual se altera , aparecem luzes, imagens, lembranças, insigths e visões. A intendidade do momento interior da viagem de cada um se expressa na forca da corrente. Qualquer piscar de olhos altera o fluxo das imagens e das percepções recebidas.

É como se a nossa mente fosse um diafragma e regulassse a entrada de toda aquela LUZ e um zoom nos aproximasse dos ângulos mais desconhecidos do universo. Dependendo do desenrolar do ritual, a corrente facilita ou dificulta a miração, sendo possível, em determinados momentos, uma vivência coletiva da mesma visão, o que constitui o ponto culminante do trabalho.

fonte:www.santodaime.org
trecho da palestra de ALEX POLARI: seriam os deuses alcalóides?

Um comentário:

  1. Belo site, sinto muita saudade de todo o grupo. Apesar de estar meio afastado do Ceu da Flor da Nova Era, carrego comigo todos os ensinamentos aprendidos nesta casa de oracao.
    ASS: Antonio Gabriel de Luna

    ResponderExcluir